Carutapera – MA

carutaperaCarutapera é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população está estimada em mais de 20 mil habitantes. Localiza-se na foz do rio Gurupi. Está 570 km da Capital São Luís pela rodovia BR 316 e via Ferry-boat atravessando a baia de São Marcos, apenas 300.
A povoação de Carutapera começou a se delinear, segundo alguns escritores, através da existência dos Índios Carus, da nação Xavante, que tinham aldeias arruadas, no vale do Rio Gurupi, até as proximidades do Baixo Mearim. Segundo os escritos deixados pelo Professor Ludovico Schwennager, diz que o nome Carutapera advém dos religiosos brancos que habitavam esse lugar antes de vir ao mundo o Salvador e que os índios ao encontrarem as moradas reduzidas a taperas chamaram-na de “carió-tapera” (casa de branco). Mais tardes os exploradores encontraram as choças dos Índios Carus abandonadas e denominaram de “Tapera dos Índios Carus”, mais tarde invertida (Tapera-Caru) foi designada Carutapera. Os índios, com a entrada dos ocupantes, retiraram-se para as nascentes do Rio Pindaré-Mirim onde foram habitar.
O Município de Carutapera apresenta um excelente potencial turístico que é pouco conhecido em razão da distância que o separa da capital do estado. Destacam ilhas de sedimentos aluvionares, apicuns e extensos manguezais de extrato arbóreo e praias marítimas ao norte, os quais estão inseridas no APA das Reentrâncias Maranhenses, de acordo com o Decreto Estadual nº 11.901/91, combinado com o DOE nº 195/91, que envolve todo o litoral ocidental deste Estado.
Em se tratando de praias, relevam-se as de São Pedro e Jucal, que apresentam como peculiaridade e particularidade, areias quartzosa branca e fina, pouca freqüência e rusticidade, sendo que devido ao potencial pesqueiro (tainhas, pescadas amarela, peixes-pedra, bagres, uritingas, etc.), são locais de moradias de pescadores. Logicamente que o acesso tanto às praias quanto aos manguezais faz-se por via marítima em que do porto localizado na sede gasta-se em média 1:30h.

O município possui em seu litoral várias ilhas, nas quais se destacam: Jaboti, Dezoito, Sapeca, Fora e Laranjal, todas distante da sede cerca de 1km, com exceção da Ilha de Fora, que dista cerca de 6km. Existe ainda os rios do Prata, Mateus, São Gonçalo e Lagoa do Apolônio e ainda conta com o Bosque Santa Rosselo.
A Pedra do Gurupi assim como o Campo do Maracacueira, destacam-se como as duas maiores atrações paisagísticas do Município. A Pedra do Gurupi localiza-se no ponto extremo oeste do Maranhão, na divisa com o estado do Pará, tendo em vista sua localização em mar aberto, ainda sob a influência da foz do citado rio, com uma altura correspondente a 40m. Nesta pedra, em função das tentativas frustradas de se instalar um farol para auxilio da navegação, merece um comentário curioso da população: grande parte da população acredita que a pedra se move para outro lugar, razão pela qual a frustração para instalação do farol.
O Campo de Maracacueira, pois trata-se de um local com a presença de lagos piscosos, muitas ilhas e uma rica fauna, revelando assim um local de puro prazer ao bem-estar da natureza.
Uma das festas mais tradicionais e que se tornou atração turística do Município é a de São Sebastião, realizada entre os dias 11 e 22 de janeiro, tendo em vista o número de romeiros que visitam a cidade, sendo originários predominantemente das diversas áreas do Maranhão e Pará. É bom ressaltar que a Igreja Matriz é indicativo do Patrimônio Histórico.

8 comments on “Carutapera – MA

  1. NEDSON PEREIRA

    CARUTAPERA E TUDO ISSO E MUITO +…..

  2. Paulo Sergio Palmeira

    Faz 26 anos que deixei Carutapera, estou achando muita linda a cidade, parabéns a todos os meus conterrâneos. Lembrança dessa maravilhosa cidade, Saudade!

  3. Carutapera, tu és linda, em Janeiro estarei lá.

    Fico feliz, quando pessoas ou lugares, que agente ama são exaltados e lembrados sempre com carinho. Te amo Carutapera.

  4. José Mário

    A Cidade mais linda do litoral norte do maranhão…

  5. Jadeilson Cruz

    Em Carutapera, a festa de janeiro é muito legal, maravilhosa. Já estou contando os dias para ir novamente participar desse momento ímpar.

  6. Marineide

    Entre os dias 08 e 16 de janeiro estive em Carutapera, minha terra natal, e fiquei emocionada em ver como está linda a cidade. No dia 12 (domingo) realizei um sonho antigo: fui conhecer a famosa e “misteriosa” PEDRA DO GURUPÍ. Foi uma experiência ímpar. Quero voltar lá outras vezes. É lindo!!!

  7. Patrick Rodrigues

    cidade que me propos muitas minas, e alegria pra deixa um pouco que aprendi nela aqui dentro da minha cabeça, to voltando, agora modificado pra melhor!!!!!

Deixe um comentário

necessário